Perguntas Frequentes

O que é o Método McKenzie® ?

O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica®, também conhecido como MDT (do inglês Mechanical Diagnosis and Therapy®) é um método de avaliação e tratamento para dores na coluna e nas extremidades, desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês, Robin McKenzie. O Método McKenzie® oferece condições para você se tratar de maneira rápida, segura e eficaz, sem depender de medicação, calor, gelo, ultrasom, agulhas ou cirurgia. Em todo o mundo, verifica-se atualmente uma demanda crescente por parte dos pacientes e das companhias de seguro-saúde por serviços de fisioterapia que desenvolvam as habilidades de autotratamento nos pacientes, tornando a terapia mais eficaz, mais rápida e com menor custo. O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® atende exatamente essa demanda e já é recomendado, em vários países, como a primeira escolha para tratamento de problemas musculoesqueléticos. Seu sucesso e credibilidade têm sido comprovados por inúmeros trabalhos científicos.

Fechar

Em que consiste o tratamento?

O tratamento consiste de um exercício específico determinado e prescrito pelo fisioterapeuta, que você realiza por conta própria, em sua casa ou no trabalho, sem o auxílio de equipamentos específicos.

Fechar

Em que se baseia o Método McKenzie®?

A maioria das dores musculoesqueléticas é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. O princípio básico do Método McKenzie® é que a posição ou movimento inverso pode abolir a dor e restaurar a função. Identificando os movimentos, posturas e atividades que influenciam sua dor, o terapeuta treinado no método pode determinar e prescrever o exercício específico para tratar o seu problema.

Fechar

Qual a filosofia básica do Método McKenzie®?

Resumidamente, a filosofia básica do Método McKenzie® é que a maioria dos pacientes pode se autotratar com sucesso quando lhe são fornecidas as informações e ferramentas necessárias. E um tratamento que pode ser feito 5 a 6 vezes ao dia tem mais chances de ser eficaz num período mais curto de tempo do que um tratamento aplicado por um terapeuta 1 ou 2 vezes por semana. A ênfase está em envolver ativamente o paciente. Isso pode diminuir o número de visitas à clínica, economizando tempo e dinheiro. Além disso, aprendendo a autotratar o problema atual, o paciente ganha conhecimento sobre como diminuir o risco de novas crises.

Fechar

Como funciona o Método McKenzie®?

O Método McKenzie® consiste de três etapas: avaliação, tratamento e prevenção.

Avaliação:

Exclusiva do Método McKenzie®, a avaliação mecânica objetiva identificar rapidamente a origem do problema. O fisioterapeuta lhe fará uma série detalhada de perguntas sobre seus sintomas e, em seguida, pedirá que você realize uma série de movimentos (o teste de movimentos repetidos). A resposta dos sintomas a esse teste fornece ao terapeuta as informações que ele precisa para traçar um programa de tratamento específico para você.

Tratamento:

Usando as informações colhidas durante a avaliação, o terapeuta prescreve um exercício específico que você irá realizar em casa ou no trabalho durante alguns dias. Se necessário, esses exercícios podem ser completados com técnicas de terapia manual aplicadas pelo terapeuta, sempre com o objetivo de facilitar a realização do autotratamento.

Prevenção:

Dor nas costas ou no pescoço é um problema que tende a se repetir ao longo dos anos. O Método McKenzie® visa não apenas a solução dos seus sintomas atuais mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
Aprendendo a tratar o problema atual, você ganha conhecimento sobre como diminuir o risco de reincidência e, caso ela ocorra, como resolver rapidamente o problema por conta própria.

Fechar

O tratamento são só exercícios?

Além dos exercícios, o terapeuta pode prescrever o uso de um apoio (rolo de espuma), para a coluna ou o pescoço, que vão ajudar a manter a postura adequada durante o tratamento. O uso desse apoio pode ser também indicado para a prevenção de recorrência da dor. Também pode ajudar na educação do paciente a leitura dos livros que Robin Mckenzie escreveu para pacientes: Treat Your Own Back, Treat Your Own Neck (já traduzidos para o português - Trate Você Mesmo sua Coluna e Trate Você Mesmo seu Pescoço), Treat Your Own Shoulder e Treat Your Own Knee.

Fechar

Quais são os objetivos do Método McKenzie®?

Os objetivos do Método McKenzie® são:

  • Reduzir os sintomas através de exercícios
  • Recuperar completamente a função
  • Prevenir reincidências
Fechar

O Método McKenzie® é utilizado por todos os fisioterapeutas?

Não. Muitos fisioterapeutas não têm formação no Método, o que é surpreendente, dada a sua comprovada eficácia e embasamento científico. Infelizmente, muitos que dizem "fazer McKenzie" não têm o conhecimento adequado e apenas prescrevem “exercícios de McKenzie”, sem ter obtido um diagnóstico mecânico preciso do problema do paciente. O que eles não sabem é que o método não se resume a exercícios de extensão. O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® (MDT) é uma abordagem que começa com um diagnóstico mecânico preciso, que determina o tratamento específico, adequado para cada paciente. Sem treinamento adequado, os resultados são frequentemente decepcionantes. Por outro lado, terapeutas Credenciados e Diplomados em MDT foram avaliados pelo Instituto McKenzie Internacional e demonstraram ter habilidade e conhecimento para aplicar o Método McKenzie® de maneira correta e eficaz.

Fechar

Como saber se o terapeuta que escolhi está adequadamente treinado no Método?

O Instituto McKenzie Internacional administra um programa de certificação que determina níveis de competência dos profissionais que aplicam o Método McKenzie®.

Na primeira etapa, o exame de Credenciamento avalia o conhecimento clínico e as habilidades desenvolvidos pelo fisioterapeuta durante os cursos oferecidos pelo Instituto. Ser aprovado nesse exame significa ter atingido o nível mínimo de competência clínica exigido para ser considerado Certificado no Método McKenzie® e usar as credenciais “Cert. MDT”.

Na segunda etapa, o Instituto McKenzie Internacional confere o título de Diplomado aos profissionais que atingem o nível mais alto de competência, após completarem um programa avançado de estudos em Diagnóstico e Terapia Mecânica® - o programa do Diploma. Esses profissionais são indicados com as credenciais “Dip. MDT”.

Para encontrar um terapeuta Certificado ou Diplomado em MDT, clique aqui

Fechar

O Método McKenzie é apenas para dor na coluna e pescoço?

Não, o método também pode ser muito adequado para a solução de problemas nas extremidades - ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé.

Fechar

O Método McKenzie® pode me ajudar se minha dor está presente durante anos?

É muito provável. A investigação científica tem demonstrado que este método pode tratar eficazmente os pacientes cuja dor está presente há meses ou anos. A avaliação completa realizada durante duas a três sessões permitirá que o terapeuta determine o quanto você pode se beneficiar com o método.

Fechar

Como posso obter informação sobre como me tornar um fisioterapeuta Credenciado em MDT?

Para obter informações sobre o Programa Educacional do Instituto e como se tornar um profissional Credenciado em MDT, por favor, clique aqui

Fechar

Quem foi Robin McKenzie?

Robin McKenzie foi um fisioterapeuta da Nova Zelândia, que desenvolveu este método de Diagnóstico e Terapia Mecânica ao longo dos anos. Ele é internacionalmente conhecido e foi o fundador e presidente do Instituto McKenzie Internacional. O Instituto McKenzie é uma organização internacional de educação e pesquisa, que foi criada para promover a divulgação e o desenvolvimento de sua filosofia de reabilitação. Há filiais em mais de 30 países ao redor do mundo para atender a crescente demanda por conhecimento, tanto de profissionais, como de pacientes. Saiba mais aqui.

Fechar