INSTITUTO McKENZIE Brasil

O Método McKenzie® é uma abordagem para o tratamento de problemas da coluna e extremidades. Consiste de um processo seguro e cientificamente comprovado de avaliação e tratamento de condições musculoesqueléticas, que estimula o envolvimento ativo do paciente no cuidado de seu problema. O Método McKenzie® é uma das filosofias de tratamento de problemas musculoesqueléticos mais reconhecidas internacionalmente. O Método reconhece a natureza biopsicossocial das queixas musculoesqueléticas e estimula a adequada abordagem desses aspectos.

O processo de avaliação do MDT determina um diagnóstico mecânico preciso e um plano de tratamento subsequente, adequado a esse diagnóstico. Compreendendo o comportamento mecânico dos sintomas atuais do paciente, o terapeuta é capaz de formular uma estratégia de tratamento que é lógica, fácil de aplicar e que tem um efeito benéfico previsível nos sintomas do paciente. Essa abordagem permite que o terapeuta identifique rapidamente os pacientes que podem se beneficiar do tratamento, reduzindo a necessidade de testes radiológicos caros e demorados. O processo de avaliação também permite a identificação de apresentações não mecânicas, que podem necessitar de mais investigação ou de outras estratégias de tratamento.

O Método McKenzie® oferece ao terapeuta:

  • um processo de avaliação lógico e confiável;
  • uma compreensão clara do problema;
  • um plano de tratamento seguro, fácil e eficaz, que coloca o paciente no controle.
  • uma melhora da adesão do paciente ao tratamento, através de sua educação e capacitação

Vídeos de Profissionais Credenciados

Veja profissionais credenciados em MDT explicar o Método e como o utilizam com seus pacientes. (vídeos em inglês publicados no site da filial americana do Instituto McKenzie)


Yoav Suprun
Certified McKenzie Clinician
PT, Cert. MDT

Joel Laing
Certified McKenzie Clinician
PT, Dip. MDT